sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Feliz aniversário Miguel!

No dia 14, o Miguel celebrou mais um aniversário. Como este ano não estavam no Algarve, ofereci o jantar de anos em nossa casa. Fiquei muito satisfeita porque consegui ter o bolo de aniversário que o Miguel sempre quis: pão-de-ló com chantilly e ananás…



Mas nesse dia também foi dia de chuva… Não é que não fizesse falta, porque a horta está a precisar de uma boa rega, mas podia ter esperado mais uns 15 dias para aparecer. Como ainda não tínhamos telhado o telheiro (e ainda não acabámos), a água ensopou o madeiramento que ficou às ondas. Tudo porque os telhados não são o nosso forte: correm sempre mal!
Como tinha dito anteriormente, comprámos telha Marselha velha. Quando começámos a colocá-la, vimos que, para além de ser mais pequena do que tínhamos medido (o que quer dizer que vão faltar telhas…), o telhado não tinha a inclinação suficiente para elas. Por isso, tivemos que inventar uns apoios às ripas de suporte da telha, o que está a fazer-nos perder mais tempo. À conta disso, no feriado, parecia que fazíamos um concerto de martelos … Como as traseiras da casa dão para um vale, imaginem a barulheira que ali ia! Já disse ao Carlos: nunca mais nos metemos a fazer telhados!

Porque ainda falta fazer muita coisa… A instalação eléctrica ainda não está acabada, falta o forno e a churrasqueira, concluir os canteiros, envernizar madeiras, pintar… Bom, lá para o Natal a coisa dá-se.
Na horta é só tristeza… Sem água é difícil… Vai-se tendo o que se pode; os girassóis é que estão lindos. Para o ano vou pôr mais ainda




Bom fim-de-semana!
Mena e Carlos

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tempo de Verão, tempo de férias…

Já estou a justificar a ausência: durante o período de férias que foram 3 semanas, não tive tempo para escrever no blog , porque aproveitamos os dias para trabalhar no restauro da nossa casa.
Assim, depois de uns dias no Algarve onde tentámos conhecer um blogger  (Zé Júlio do Pedras Plantas e Companhia) sem sucesso, dedicámo-nos ao trabalho. Tínhamos como meta fazer o telheiro nas traseiras da casa, o que envolvia fazer um muro de suporte em pedra, fazer o telheiro em madeira e telha, fazer o chão em pedra e colocar uma salgadeira de pedra no espaço, já para não falar na canalização de água e electricidade. Para variar, nem tudo correu como previsto e o tempo passou sem conseguirmos fazer tudo.
Começámos logo com a salgadeira, um peso brutal, que não conseguimos transportá-la por nós e tivemos que pedir ao um vizinho que tem uma retro pequena (só essa é que lá conseguia ir devido ao acesso) que a pusesse à entrada do quintal. O resto foi à mão, com a ajuda de rolos de eucalipto, traves de madeira e arranca pregos como alavancas. Mas não foi mais teimosa que nós, pois já está no sítio!







Tínhamos previsto fazer um muro lateral em pedra que serviria de suporte do telheiro. Assim que atingiu cerca de 1m de altura, detestei o que vi, “apanhei um burro” e não descansei enquanto não convenci o Carlos a deixar o muro baixo. Claro que tivemos que repensar a estrutura do telheiro, mas ficou muito melhor. Bom mesmo foi colocar, a mais de dois metros de altura, a trave principal de suporte com 5 metros de comprido… Foi difícil, mas conseguimos, sem ajuda de máquinas nem de mais ninguém… Houve uma altura que o Carlos desabafou que nos dava jeito ter ali mais uma pessoa, mas como não estava, fizemos nós. Só filmado… Pusemos água e luz, fizemos parte do chão em pedra, deixando canteiros para pôr ervas aromáticas, o madeiramento do telheiro, quer no espaço à saída da porta da sala quer do novo. Agora só falta a telha.







Este fim-de-semana concluímos o chão de pedra e andámos à procura de telha. Em princípio, vamos optar por telha marselha velha que gostamos mais.  



Tinhamos comprado uma grade antiga, para nós muito bonita, para pôr no muro do telheiro. Como o muro ficou mais baixo, foi mais uma coisa que tivemos que repensar. A grade trazia uma moldura de madeira bastante velha mas que decidimos deixar ficar e enquadrar num espaço feito com barrotes. Ficou muito bom…

Mas ainda falta muita coisa para concluir os trabalhos… Vai com calma, porque agora já se acabou o tempo de férias e só fazemos alguma coisa ao fim de semana.
Depois conto
Mena e Carlos