segunda-feira, 29 de maio de 2017

Primavera no quintal

Não consigo estar parada…. Enquanto não recomeçamos a recuperação do palheiro, por ainda ser um bocado cedo para a nossa saúde, dediquei-me à Primavera, ou melhor dizendo, a criar Primavera no quintal…
Para além de ter que andar sempre a dar cabo das ervas, que como sabemos crescem de forma desmedida, decidi criar

Seria tudo tão mais fácil se as ervas daninhas não existissem… Mas existem e dão muito trabalho, por isso de 15 em 15 dias há que sacar da roçadora e dar cabo delas…. Claro que a Primavera incentiva ainda mais o crescimento das ervas e, às vezes, esquece-se de incentivar o crescimento das plantas e flores, mas ainda assim eu gosto de andar a esgravatar na terra…. É um trabalho inacabado…
Para além de fazer novos canteiros, plantar e semear flores, decidimos (finalmente) recriar o espaço onde temos um depósito de 1000L: com “ladrilhos” e estacas de madeira, criei as paredes. No chão, fizemos uma caixa que enchemos com entulho e cobrimos de cimento e o depósito tem casa nova.
Depois disto, decidi que era tempo de tratar do espaço por debaixo ada enorme nespereira, que não dá fruto nenhum de jeito, mas tem uma copa magnifica.  Como o terreno aqui é muito inclinado, criamos desníveis, socalcos, que deram lugar a um novo canteiro e a um espaço para colocar um banco de jardim que já esteve em 1001 sítios… O banco já lá mora…







Entretanto, virámos a nossa atenção para outro local do quintal. Há já muito tempo que queremos colocar uma rede de um dos lados do terreno, junto ao muro mais baixinho, mas foi um projecto sempre adiado, até porque existia uma parte que tinha que ser bem pensada antes de colocar a dita rede: devido ao desnível do terreno, que tem quase 3m de desnível num espaço de 5m lineares, a rede teria que ser cortada e em três sítios e não estávamos nada convencidos com isso… Depois de muitas ideias, achamos a solução: colocámos um gradeamento em madeira nas partes do desnível e a rede vai partir da última grade. Escusado será dizer que gostámos do resultado e temos pena de não levarmos o gradeamento em madeira até ao final do terreno, mas é demasiado caro e, funcionalmente, não justifica…
Este é o aspecto:



Para além do Carlos, que me atura nestas (e noutras) andanças, temos sempre a companhia da Bonie e do Clide… ???? São as duas feras felinas que herdei da Inês e que me obedecem (quase…) e seguem como se fossem cães. Para estes dois gatos que estavam habituados a estar presos num apartamento, poderem sentir a liberdade de correr pelo terreno, perseguir moscas, borboletas e outras espécies, animalejas ou não, é um delírio…











Quem gostou muito de andar no quintal foi a Leonor: munida do seu pequeno regador, ajudou a regar as flores, regou os pés dela e a camisola, mas estava super feliz…

Vamos ver se este ano a fruta sai melhor, sem bicharedo, com a ajuda das armadilhas que o meu Pai nos ensinou. Para já as ameixas estão bonitas e já nasceram uvas (pela primeira vez…), maçãs e peras…








2 comentários: