sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Preparar o Inverno

Neste dias em que já se nota a descida da temperatura, temos que começar a pensar  no aquecimento da casa… Como não temos lugar para guardar lenha vamos ter que pensar numa alternativa e que será tapar com plástico. Só que a chuva do passado fim de semana apanhou-nos distraídos…Eu sei que os avisos foram mais que muitos, mas a alma portuguesa tem sempre a mania de facilitar e claro que agora temos que esperar que o tempo melhore.. .
Mesmo assim, ainda conseguimos acabar uns pormenores que faltavam na estrutura da casa: caiamos a frente, os muros da frente e os anexos.

 Numa sexta á tarde, quando cheguei a casa estava o Carlos de máquina de pressão em riste a lavar a frente da casa: saiu tanta porcaria que as plantas que estavam no páteo ficaram todas brancas… Depois foi caiar de branco e, como era nossa ideia, fazer uma barra em azul. O azul não saiu exactamente como queríamos, ficou demasiado claro, mas por agora é o que temos. Passámos um fim de semana a caiar, mas não foi tão difícil com imaginava, até gostei. É muito mais fácil do que pintar a rolo.


No passado fim de semana, andamos a pintar, com membrana especial para os telhados, as caleiras e uma lateral do telhado da sala. Também caiei a chaminé de branco e azul e que, segundo o Carlos, ficou ao contrário do que deveria: eu pintei as laterais de branco e o desenho de azul, e ele diz que não é assim. Pormenores…
Mas o Domingo não acabou muito bem… A chuva era tanta, o vento tão forte que começou a entrar água pelas janelas e porta… Fartámo-nos de pôr panos no chão e nas pedras das janelas para apanhar a água que entrava. O pior mesmo foi quando começou a pingar na sala… O raio de uma caleira plástica que já tínhamos isolado com cinta adesiva deu em pingar… Depois começou a aparecer humidade em algumas zonas laterais do telhado, locais onde não tínhamos pintado com a tal membrana. Resultado: o Carlos ontem andou a tarde inteira de rolo na mão a proteger o que tínhamos achado que não era necessário… Uma vez que temos muita tinta, há que aproveitar e proteger.
Estava um bocadinho desgostosa, por ver tanta água, mas depois do que vi nas noticias percebi que a situação foi difícil em muitos lados. Vamos lá a ver se já conseguimos enganar a chuva…
A nossa verificação das entradas da água levou-nos até ao “quarto das osgas” (eu acho que vai mesmo ficar este nome…), porque havia escorrências do telhado, que é de chapa de fibrocimento, e mesmo nas paredes. O que lá vi de imediato? Pois claro, osgas… Como entram facilmente pela “janela” que lá existe, porque tem frinchas, lá estavam elas todas felizes e contentes … Gritei ao Carlos, que se armou de um pau e matou as duas que vi. Vamos lá a ver se há mais, mas enquanto não substituirmos a janela, vamos correr sempre este risco… De qualquer forma, fiquei com a certeza de uma coisa da qual já havia falado ao Carlos: o telhado de fibrocimento não é estanque, necessita de protecção com a dita membrana, por isso ainda bem que isto aconteceu antes de termos posto o tecto de madeira, pois, caso contrário, o prejuízo seria grande. Tá-se mesmo a ver o que vou fazer no próximo fim de semana ,se o tempo permitir, claro: aí vou eu para o topo do mundo… Do telhado, queria eu dizer...

Bjs
Mena e Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário