segunda-feira, 19 de março de 2012

Horta biológica…

Com a chuvinha, pouca é certo, da semana passada a nossa horta ficou com outra “cara”…
As batatas já estão com rama, os alhos cresceram, o cebolo que estava raquítico nem parece o mesmo, as alfaces idem e os bróculos que estiveram imenso tempo para criar uma cabeça, agora tem várias. O que sempre deu foram os nabos, que vamos colhendo, incluindo na nossa sopa e até já congelei (rama e cabeças…). As couves pencas já acabaram e estavam deliciosas, tenras e saborosas. Temos que pôr mais… As favas e as ervilhas estão cheias de flor, os morangos estão viçosos e até as cenouras vão crescendo…  Os agriões é que já eram e os grelos nem deram  “ar da sua graça”. E também há salsa, coentros e hortelã muito saborosos. O Carlos até conseguiu transplantar poejo, que trouxe do Alentejo .


Mas é tudo biológico! Nada de produtos, “material” como diz a d. Domingas. Faz-nos muita confusão como estas pessoas que sempre viveram no campo, utilizarem produtos químicos para fazer crescer os alimentos… Químicos só para matar a erva e nem em todo o lado.
Por falar em erva, temos um ervaçal com algum jeito. O tempo é que não chega para tudo. Precisamos de dar-lhe uma trepa! Este fim de semana já tirei alguma erva que cresceu junto de algumas flores, mas falta dar cabo de muita. A água que caiu, ajudou a fertilizá-la e em alguns sítios, já tem meio metro de altura. Tás prá próxima…
No depósito, já conseguimos juntar 200l de água. Com a que guardamos em casa das lavagens dos alimentos,  com  a que recuperamos do telhado e com a que vem de um cano público que esgota para o nosso terreno e onde criamos uma caleira de telhas que desagua numa celha da vindima (que depois vai através de uma mangueira para o depósito) já vamos tendo alguma água de reserva, pouca ainda, mas com o caminho para o ribeiro desimpedido, facilita a tarefa.

As árvores de fruta que tínhamos no terreno, também vão dando o ar da sua graça: as ameixoeiras estão cheias de flor, as pereiras já estão a rebentar e a nespereira tem frutos pequeninos. A macieira que pusemos é que ainda está adormecida e a laranjeira não passa do mesmo. No entanto, está com um aspecto mais bonito, menos amarelada. Vamos ver como reagem as árvores que tinham ainda silvas em cima. Algumas, podámos mas outras não…
Vamos ver se o tempo ajuda, porque queremos plantar mais coisas sem usar “material”, é claro…
Beijos
Mena e Carlos

2 comentários:

  1. Bem hajam por incentivarem o cultivo biológico.

    http://quintadafontecoberta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada por nos acompanharem...
      Como disse num dos posts anteriores até os vizinhos que temos, pessoas com alguma idade, não entendem que não usemos quimicos...
      Mas somos muito teimosos e é um prazer olhar para o que temos.

      Eliminar