segunda-feira, 20 de maio de 2013

SOCORRO! CAIU UMA BOMBA!!!!

A sério… Quando cheguei do trabalho, parecia que tinha havido um bombardeamento na Ermida mas só na nossa casa: os quartos estavam cheios de entulho que caiu dos tectos e telhado (e os tectos também caíram…). E porquê? Porque começamos as obras do telhado…


Tudo começou no fim-de-semana de 4 de Maio. Eu sei que foi o fim-de-semana do Dia da Mãe, mas no nosso caso, tivemos que adiar o almoço porque passámos dois dias a retirar telhas e cimento, pois as obras começariam na segunda feira. Foi maravilhoso, porque para além de estar um calor infernal, ficámos todos partidos e parecíamos os animais enjaulados no Zoo… Ainda por cima houve missa e era ver os naturais a comentar…



Ficou por retirar a estrutura de madeira que suportava as telhas, pois já não tivemos nem forças nem tempo. Essa tarefa ficou para segunda feira , para ser feita pelo Carlos e pelo Norberto (pedreiro). Assim que tiraram as primeiras madeiras, começaram a cair os tectos dos quartos… Toca a colocar madeira a escorar os ditos, mas caiu muita pedra, cimento e terra em cima de tudo, de tal forma que se partiram coisas… Fiquei danada!

Mas há pior…
Como a nossa casa tem mais de cem anos, não tem placas e as paredes são de pedra e terra. Com estas obras, para além de refazer o telhado, fizemos também uma placa em vigas de betão, tijoleira e ferro, que teria que levar cimento armado em cima. A área não é grande, mas íamos ter um trabalho muito violento se enchêssemos a placa manualmente… Decidimo-nos por contratar uma central de betonagem para fazer o trabalho mas a coisa não correu muito bem e apanhámos um susto de morte.





Para além dos problemas que normalmente temos no acesso ao largo onde moramos porque a estrada é super estreita e tem uma curva em cotovelo o que dificulta muito as manobras, foi o que aconteceu ao despejar o cimento… A determinada altura a massa jorrou com muita força e atirou ao chão parte do lintel que o Norberto tinha feito, ou seja, caíram quase todos os tijolos ao longo dos 10m de frente da casa, a massa que já se tinha colocado antes e arrastou pedras e reboco até às janelas dos quartos. Foi um estrondo enorme e eu, que estava no largo a ver, pensei que a casa ia cair na totalidade… Fiquei toda a tremelicar e durante um espaço de tempo não me mexi do sítio. O Carlos e o Norberto que andavam em cima do telhado, lá continuaram a acabar o trabalho. Quando recuperei, aproximei-me para ver os estragos: a baixada eléctrica estava bamba, o cabo da Telecom que servia a d Domingas estava no chão e a antena da TV também no chão… Já para não falar na quantidade de entulho que se amontoou no Páteo, por cima do que já existia … Meu Deus! Que susto e que estrago…
Toca a ligar para a PT para virem reparar a avaria. Lá apareceram dois KurniKovos, por sinal simpáticos, mas que pouco percebiam do metier… No final do dia depois de muitas subidas e descidas ao poste dos telefones e idas e vindas à central, deixaram o telefone da sra mais ou menos ligado. O pior foi que nos cortaram o cabo da parabólica… Que tonhos! Não conseguiram ver a diferença entre um cabo de tv e um de telefone… Depois de muitas peripécias lá ligaram conseguiram ligar o cabo provisoriamente e quer para o telefone quer para a tv, tiveram que voltar no sábado. Via-se que estavam aflitos…


Agora, até ao fim do mês é trabalho no duro, mas tinha que ser: o telhado estava uma vergonha, as madeiras podres e por cima do nosso quarto existiam um conjunto de recipientes para aparar as goteiras… Por acaso, nunca caiu água por cima da cama, mas foi só por acaso…


Mena e Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário