sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A nossa casa saloia... O início!

Tudo começou por estarmos cansados de viver entre as quatro paredes de um apartamento... Já estávamos fartos de sofá, televisão e computador. Apetecia-nos voltar a ter um sítio onde pudéssemos mexer na terra, apanhar sol, luz e ar livre.
Começámos a pesquisa pelo Alentejo, terra natal do Carlos, mas como o meu sonho de sempre foi ter uma casa perto do mar e como ambos gostamos de olhar, cheirar, sentir o mar, redefinimos a nossa pesquisa: nos concelhos mais perto do mar, neste caso em Mafra, encontrámos a bela casinha saloia que acabámos por comprar. Foi a única casa que vimos e ficámos logo encantados... Tinha o ar rústico de uma casa com cem anos, estava habitável  e ainda por cima mobilada com quase tudo o que tinha servido às pessoas que durante estes anos lá viveram: camas de ferro, cómodas antigas, arcas, louceiros, mesas, cadeiras e até roupa de casa como antigamente.
Cada armário ou gaveta que se abria, era uma descoberta...
Com muito empenho iniciámos a recuperação. Estabelecemos um plano com as prioridades e um calendário para as executar. A primeira coisa a tratar era a cozinha, porque tinha um lava loiça horrível de inox, nada condicente com a idade e a tipicidade da casa; comprámos um lava loiça de pedra antigo e esse foi o nosso ponto de partida para a remodelação. Ainda continuamos a tratar da cozinha, pois as coisas nem sempre correm como gostaríamos, mas já falta pouco para finalizar.
Cada fim de semana é um desafio: vamos fazer isto, aquilo e o outro e nem sempre conseguimos, ou porque corre mal (aparece algo com o qual não contávamos e que temos de substituir) ou porque o tempo corre tão depressa que não conseguimos terminar todas as tarefas a que nos propusemos...
E não podemos esquecer o nosso cafézinho na praia de S Julião, a olhar o mar imenso, esteja sol ou não...
Tomámos banho de "alguidar", pois não havia esquentador e foi uma guerra para conseguir água quente, comprámos um fogão com mais de 50 anos (Odacla) em esmalte e tem sido uma boa surpresa: trabalha muito bem... Agora só falta o frigorifico...
Temos corrido as feiras de velharias, os Emaus, a Remar, a Associação Reto, à procura de coisas para tornar a nossa casa ainda mais bonita.
Quando chegamos a 6ª feira já temos tudo preparado (e o carro carregado até ao tecto) para ir até ao nosso cantinho saloio.
É o que vamos fazer daqui a pouco...

2 comentários:

  1. Ah grande lutadora,força, em frente é o caminho.

    Felicidades + Beijokas do Primo

    ResponderEliminar
  2. TERRA SOL MAR VIDAS EM MOVIMENTO HHARMONIA DE CORES SIMPLICIDADE pessoas criaçao parabens ruiribeiro

    ResponderEliminar