sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

É Natal, É Natal…

Bom, ainda não é, mas estamos quase lá. Por isso ontem já fizemos a nossa Árvore e enfeitámos a casa. Presépio ainda não temos, mas talvez este fim de semana o faça, porque estou à espera que a minha filha me traga as figuras que ficaram em Santarém. Há já uns anos que não faço presépio, mas este ano está a apetecer-me fazer, primeiro porque é o primeiro Natal com toda a família na Casa da Ermida e também porque a minha filha emprestada (a Cátia, uma colega de trabalho que é da idade dos meus filhos e de quem gosto muito) me  alentou a fazer. Ainda estou indecisa sobre o local onde fazer e se vou pôr musgo ou não… Vamos ver o que sai.



E que temos feito? Horta, pois claro… Já temos mais coisas semeadas, favas, ervilhas, cenouras e agriões e, para além dos alhos,  preparámos terra para cebolas e batatas. Este fim de semana vamos tentar deixar tudo plantado. Ah! E temos uma laranjeira… Tivemos que comprar uma rede para colocar por cima dos canteiros semeados porque os pardais comiam a sementeira. Tanta silva para depenicar e eles viradinhos para as nossas sementes…


Também continuámos com a desmatação do terreno  que é uma mata autentica, pois tem silvas mais grossas que dois dedos meus juntos, que cobrem tudo o que apanham: as árvores tem as copas cobertas por esta praga, por outra espécie de silva que dá umas bagas vermelhas, por hera e pela já famosa flor roxa...  No espaço que ainda não está limpo, não entra o sol está tudo na penumbra. E vamos fazendo descobertas: junto aos maravilhosos muretes de pedra, quando andava a limpar aquela zona descobri que  está a nascer uma planta que, segundo o Carlos,  poderá ser carvalho ou da família e também um pé de cidreira. Tratámos logo de assinalar os espaços, fazendo um circulo com pedras para não haver azar. Temos vários montículos de folhas e raízes que vamos deixar por ali a aboborar para formar composto.


Na parte do terreno mais perto da casa, vamos fazer o jardim e pôr uma casinha de madeira para guardar as máquinas e o que for possível . Estamos à espera que o Aki faça a entrega da dita, mas o Carlos já anda a preparar o local para a colocar. Aí, deixamos alguns pés da silva que dá bagas vermelhas. Vamos pôr uns suportes em cana para a conduzir e controlar. Também já colocámos pedras grandes para fazer um pequeno murete onde vamos plantar rosmaninho e alecrim para fazer uma pequena sebe e também segurar a terra. Acho que vai ficar giro…
Já me tinha esquecido de quanto gosto de andar no meio da terra, das plantas, de as ver crescer…
E andar ao sol de Inverno…
Beijos
Mena e Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário