sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projectos…

Agora que temos terreno, já se pode pensar em jardinar e fazer horta.
Estamos desertos de ter tempo para o fazer.
Enquanto isso não acontece, vou brincando aos planeamentos. Como o terreno tem uma faixa que fica na lateral do nosso muro, pensei em fazer aí um “canteiro de pedras”, construindo um suporte ao terreno em pedra local (lá teremos que ir às “compras”…), fazendo uma caleira para a passagem da água que vem de um tubo que desagua mesmo neste local de modo a ser aproveitada para futuras regas e colocando plantas que não necessitem nem de muita manutenção, nem de muita água. O chão vai ser tapado com seixos rolados que iremos “comprar” ao rio local. Nos blogs que vou seguindo, vou aprendendo muito e retirando ideias. Há pessoas muito criativas, de um pequeno nada, nasce uma obra.

Para o restante terreno, que necessita de muito trabalho, temos pensada uma horta com as coisas que nos dão mais gozo e que mais consumimos. Para isso, precisamos também de água, pelo que vamos, como disse antes, aproveitar a que vem do cano, mas também a que cai dos telhados: através de caleiras e tubos vamos canalizar a água para um depósito. O problema é mesmo o depósito… Ou o fazemos, ou compramos algum em plástico. Temos que ver o que nos serve melhor.

Outra ideia é aproveitar as sobras de desperdícios da alimentação e do que se cortar das ervas, folhas e árvores para fazer adubo/composto. Para isso, temos que ter uma caixa de compostagem que será feita com as madeiras velhas e bichadas que temos em stock. Há que reutilizar tudo para rentabilizar melhor…
E temos outros projectos em mente, mas ainda é um bocadinho cedo para falar deles… Por enquanto é  segredo…

Sem comentários:

Enviar um comentário